A Meta já investiu US$ 5 bilhões para garantir a estabilidade eleitoral no mundo, afirma a empresa. O valor foi apresentado por Priscila Couto, gerente de Políticas Públicas da Meta no País, nesta terça-feira, 7, durante reunião com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A iniciativa, que começou em 2018, envolve mais de 40 mil pessoas, e foi adotada em 200 eleições em diversos países.

O encontro, chamado “Plataformas Digitais e Partidos Políticos: o enfrentamento à desinformação como instrumento de promoção da democracia”, foi promovido pelo tribunal e contou com a participação das principais big techs que atuam no País. O objetivo é apresentar boas práticas no uso dos recursos das plataformas digitais, além da conscientização quanto às regras e políticas aplicáveis ao processo eleitoral e à desinformação.

Ao destacar as ações iniciadas pela empresa no pleito de 2018, Andrade reforçou que as atividades não se restringem ao período eleitoral: serão uma postura por tempo indeterminado. Ela disse que pretende garantir que não haja interferência das redes em comportamentos que possam influenciar o discurso público.

A executiva informou ainda que o tráfego no site do TSE teve um aumento de 10% nos meses de janeiro e fevereiro de 2022 em relação ao mesmo período de 2021 – foram mais de 2,8 milhões de conteúdos no Facebook com o rótulo eleitoral em mensagens com o tema de eleições.