Depois do evento em que apresentou seu concorrente para o ChatGPT, o Google acabou tendo um prejuízo e tanto. Na promoção do bot, chamado de Bard, divulgado na segunda-feira, 7, o chatbot foi questionado sobre o que dizer a uma criança de 9 anos sobre as descobertas do Telescópio Espacial James Webb. Em resposta, o chatbot respondeu que o telescópio foi o primeiro a tirar fotos de um planeta fora do sistema solar da Terra, quando na verdade esse marco foi reivindicado pelo European Very Large Telescope em 2004 – um erro rapidamente notado por astrônomos no Twitter.

Mas não foram somente os astrônomos a ficarem decepcionados. Investidores também ficaram desapontados e as ações da controladora Alphabet caíram mais de 7% nesta quarta-feira, 8, derrubando em US$ 100 bilhões o valor de mercado da empresa.

Em resposta para a BBC, um porta-voz do Google disse que o erro destacou “a importância de um processo de teste rigoroso, algo que estamos iniciando esta semana com nosso programa Trusted Tester”.

“Combinaremos o feedback externo com nossos próprios testes internos para garantir que as respostas de Bard atendam a um alto padrão de qualidade, segurança e redundância nas informações do mundo real”, disseram eles.

O ChatGPT fez a corrida por uma inteligência artificial disruptiva acelerar ainda mais entre as grandes empresas. Na última segunda-feira, 6, o Google lançou o Bard. Já a Microsoft levou a solução da OpenAI para dentro da sua solução de procura Bing e o browser Edge.