A partir desta quinta-feira, 10, as empresas que utilizam números de celulares para fazer ligações de telemarketing deverão usar o prefixo 0303. A norma foi definida pela Anatel, em dezembro passado, e, até junho, será obrigatória para todos os números de telefone, inclusive fixos.

“Orientamos a partir de agora aos consumidores que receberem este tipo de ligação com o número 9, ou seja, provenientes de celulares, que não atendam e façam a denúncia na Anatel”, afirmou Vinicius Caram, superintendente da agência, em entrevista coletiva.

O objetivo desta norma é oferecer ao consumidor que não quiser receber chamadas de determinada empresa que realiza telemarketing ativo possa realizar o bloqueio direto no celular. Segundo Caram, as chamadas indesejadas eram uma das líderes em reclamações na agência.

Sobre voice bots, Caram afirmou que é preciso coibir ligações indiscriminadas. “A prática de robot calls é legítima desde que aplicada corretamente. As empresas disparam milhares de chamadas como uma prova de vida. Se a pessoa atender, entra para o mailing. Isso não pode acontecer com os consumidores brasileiros”, comentou.

A utilização do prefixo 0303 será monitorada pela Anatel por meio de um Grupo de Trabalho de Numeração, que contará com a participação das áreas de rede e de marketing de todas as prestadoras de serviço de telecomunicações. A agência também irá monitorar as reclamações dos consumidores registradas em seus canais. “O não atendimento da nova norma poderá acarretar em sanções e multas, que variam de R$ 700 a alguns milhões de reais”, lembrou Caram.