CEO da Microsoft, Satya Nadella, abrindo o evento para desenvolvedores

Sem o mesmo destaque que a conferência do Google, a Microsoft também teve seu evento voltado para desenvolvedores nesta semana, a Microsoft Build, que aconteceu em Seattle, EUA. No evento, capitaneado pelo CEO, Satya Nadella, a companhia apresentou novidades em Internet das Coisas, inteligência artificial, realidade mista (VR + AR), aplicativos e outros serviços. Confira abaixo os principais destaques:

Internet das Coisas

A mais impactante novidade que a companhia apresentou em seu evento foi o IoT Plug and Play. Usando o nome da tecnologia criada pela Microsoft em 1995, a solução pretende resolver um dos principais problemas da Internet das Coisas: a escalabilidade. Com ela, os desenvolvedores podem plugar equipamentos conectados sem digitar uma única linha de código e fazer toda a comunicação pela nuvem. Na primeira onda, a Microsoft tem três parceiros de equipamentos: Sharp, Compal, Kyocera e STMicroelectronics.

Inteligência Artificial

– Em IA, a Microsoft confirmou que está construindo uma nova tecnologia conversacional. A solução é baseada em conhecimento e dados e conta com o time da Semantic Machines, recém adquirida pela empresa de Seattle. Uma demonstração da Cortana com gerenciamento de agenda foi mostrada como exemplo no evento.

Azure

De todas as categorias, a plataforma de inteligência na nuvem da Microsoft foi a que teve mais novidades. O Azure Cognitive Services ganhou a divisão Decision com três novas ferramentas: Vision (automatiza dados de textos), Speech (transcrição de conversas em voz para texto, em tempo real) e Language (compreensão e análise da língua). O Azure também passa a ter busca cognitiva e simplificação nas ferramentas de machine learning, criação de bots e assistentes virtuais, e uma nova aplicação para treinar sistemas autônomos.

Cortana 

Outra novidade é um kit para empresas criarem funções com a Cortana, a assistente virtual da Microsoft. Por meio do Cortana Skills Kit for Enterprise será possível criar tarefas para a Cortana, como checar gastos de viagens, pedir apoio técnico e abrir chamadas para correção de problemas. Tudo por comando de voz. A solução já está disponível, porém apenas para um grupo limitado de empresas.

PowerApps

Também há atualizações para desenvolvedores que criam aplicativos corporativos pela ferramenta PowerApps. A solução terá a opção de reusar componentes de outros apps em uma nova aplicação, extensão do Visual Studio para construção de sites e apps móveis mais customizados, um SDK para inserir apps pré-construídos na plataforma e duas novas ferramentas de análise de qualidade de apps: Power Apps e Checker e Power Apps Sollution Checker.

HoloLens

Em realidade mista, a Microsoft confirmou a venda da segunda edição do HoloLens para desenvolvedores por US$ 500, e que o HoloLens terá suporte do Uneral Engine, uma suíte que permite criações mais pesadas em design, além de suporte a streaming e integração com plataformas nativas.