Durante reunião com reitores e reitoras de universidades e institutos federais do Brasil nesta segunda-feira, 10, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, propôs mais uma vez o desafio de o País produzir um projeto de desenvolvimento de uma inteligência artificial nacional. Desta vez, o presidente sugeriu que cada universidade presente desenvolva um projeto para o governo de inteligência artificial.

“Em toda a reunião que eu vou agora, qual é o assunto? Inteligência artificial. Vou para o G7 esta semana. Qual o assunto? Inteligência artificial. G20? inteligência artificial. E nos Brics? Inteligência artificial. Em cada reunião que faço tem o assunto da inteligência artificial. E nós só ficamos ouvindo os outros falarem o que têm. E nós, o que temos?”, questionou Lula nesta segunda-feira.

O presidente deseja apresentar ao mundo um projeto brasileiro, feito no Brasil, em língua portuguesa para “todos os tipos de brasileiros que tiver”. “Mas vamos abrir este debate nas universidades, vamos abrir esses debates que são o futuro do País”, disse.

A reunião nesta segunda-feira com as universidades e institutos federais, contudo, tinha outro objetivo: discutir a greve na educação, que já passa dos 60 dias, apresente

Relembre o plano nacional de IA

O pedido foi um reforço do desafio apresentado por Lula durante reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, em março deste ano. “O futuro já chegou e o Brasil não pode ficar para trás na inovação de soluções que aplicam a inteligência artificial à realidade brasileira”, disse à época ao pedir um plano de ação com metas sobre inteligência artificial. A proposta deveria ser entregue em junho, mas foi adiada para agosto.

No fim de abril deste ano, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, confirmou que o governo prepara um Plano para o desenvolvimento da IA no País baseado na Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA).

O plano consiste em: mapear a infraestrutura, a capacidade do Brasil e do mundo em desenvolver supercomputadores responsáveis pelo processamento de IA; analisar e reunir as melhores práticas de IA já existentes no governo e na iniciativa privada, em diferentes setores; definir as prioridades para o Brasil.

Imagem principal: Presidente Lula discursa durante reunião com reitores de universidades e institutos federais de todo o País. Crédito: reprodução de vídeo.