IA; inteligência artificial

Ilustração: Cecília Marins

A inteligência artificial do Banco Original (Android, iOS), utilizada na chatbot Ori, atinge 86% de resolução dos atendimentos, segundo informou a instituição. Essa é a parcela dos clientes que conseguem concluir o autoatendimento por meio da ferramenta. A taxa de retenção foi alcançada ao longo de 2022.

Dentro do atendimento no WhatsApp, houve ainda um incremento de 46% na taxa de conversão e 79% de efetividade no terceiro trimestre do ano. O uso do chatbot de serviços bancários básicos, como consulta de extrato, alteração de limite, consultas de Pix, aumentou em 12%.

Segundo Fabio Lins, superintendente executivo de canais, Pix, IA e open finance do Banco Original, o uso de IA tem como objetivo atender a um consumidor mais exigente, que quer ter a facilidade de solucionar dúvidas em um único canal.

A IA do banco também é aplicada em ofertas de produtos e serviços, como crédito e renegociação. A IA do banco oferece ofertas de acordo com o perfil de cada cliente, além de serviços contextualizados por sua necessidade. Para Lins, a tendência é utilização de dados para entender o momento de cada cliente e o tipo de produto que faz sentido para ele.