O Brasil tem hoje 58 mil chatbots em atividade no Brasil que trocam 4,5 bilhões de mensagens por mês, aponta o levantamento feito na nova edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, produzido por Mobile Time a partir da consolidação de dados fornecidos por 94 empresas que atuam nesse setor. O relatório completo está disponível para download gratuito aqui.

De um ano para cá houve um crescimento de 23% na quantidade de bots em atividade e de 60% no volume mensal de mensagens – eram 47 mil robôs e 2,8 bilhões de mensagens/mês em 2021, de acordo com a edição anterior do Mapa.

Ao todo, as 94 empresas entrevistadas acumulam 317 mil bots desenvolvidos até hoje, um aumento de 47% em relação aos 216 mil verificados em 2021 no mesmo relatório.

O setor financeiro é o que mais tem demandado bots neste ano de 2022, informam 23% dos desenvolvedores de bots que participaram do estudo, seguido pelo varejo (15%).

WhatsApp amplia liderança

O WhatsApp já era o o canal mais popular para bots no Brasil no ano passado e ampliou ainda mais sua liderança neste ano. Passou de 49% para 60% a proporção de desenvolvedores de bots que apontam o WhatsApp como o canal onde possuem mais robôs em atividade. 

As centrais telefônicas conquistaram pela primeira vez a segunda posição: subiu de 13% para 18% a proporção de desenvolvedores que apontam as URAs cognitivas como seu principal canal.

Outro destaque foi o avanço do Instagram, desde que abriu sua API de mensageria. Em um ano subiu de 26% para 55% a proporção de desenvolvedores que já experimentaram criar ao menos um bot para o Instagram.

Super Bots Experience

Na semana que vem os líderes desse setor, junto com representantes do WhatsApp, Instagram e Google, e de executivos de bancos, operadoras de telecom e varejistas estarão reunidos na 8ª edição do Super Bots Experience, nos dias 16 e 17 de agosto, no WTC, em São Paulo. A programação completa e mais informações estão em www.botsexperience.com.br