Os chatbots estão contribuindo até mesmo para a venda de imóveis. Após adotar um robô de conversação no WhatsApp, a Vivaz, marca da construtora Cyrela especializada em apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida, conseguiu vender 53 apartamentos em 45 dias de operação.
“Normalmente pensamos que bots servem para produtos de baixo valor agregado, mas esse case mostra que há outras demandas reprimidas. O consumidor está se sentindo mais à vontade de usar esse canal”, comenta em conversa com Mobile Time Rodrigo Passeira, head de produtos da Wavy, empresa responsável pelo desenvolvimento do chatbot da Vivaz.
O número de contato da construtora no WhatsApp é informado no material de divulgação dos empreendimentos e também no seu site. A conversa mistura processamento de linguagem natural, com o motor próprio da Wavy, e botões. O robô coleta algumas informações básicas da pessoa interessada e apresenta também dados sobre os imóveis disponíveis, inclusive vídeos de divulgação. Ao fim, caso haja interesse, o consumidor é convidado a prosseguir no processo de venda conversando com um corretor da Vivaz, também pelo WhatsApp. De acordo com a localização da pessoa o direcionamento é feito para o corretor mais próximo. A assinatura do contrato também pode acontecer de maneira digital através do aplicativo de mensageria.
Antes todo mundo que procurava a Vivaz pelo WhatsApp era encaminhado para o gerente de vendas do empreendimento, que acabava não dando conta do volume de mensagens recebidas. “O processo que criamos com o bot ajuda a reduzir a fricção”, explica Passeira.
A Wavy analisa agora a possibilidade de levar essa ideia para outras construtoras, pois entende que a solução pode ser facilmente replicada.
Vale lembrar que outras construtoras também estão investindo em chatbots para auxiliar no processo de vendas. A MRV é uma delas, conforme noticiado no Mobile Time.