TikTok

(Crédito: TikTok)

O TikTok (Android, iOS) está se preparando para entrar no negócio de comércio eletrônico nos Estados Unidos. De acordo com fontes ouvidas pela newsletter Semafor, a companhia está convidando empresas do setor de e-commerce norte-americano para participar da iniciativa de vendas de produtos para os usuários do app de vídeo.

A iniciativa foi batizada de TikTok Shop e funciona atualmente no Reino Unido e em outros sete países do sudeste asiático. Comerciantes internacionais poderão usar o Shop futuramente, mas a prioridade é para aqueles dos EUA neste começo.

No longo prazo, a Bytedance (controladora do TikTok) quer ser a plataforma do live commerce para o mercado norte-americano. Essa ação foi batizada de “Projeto Aquaman” e se baseia no sucesso dessa modalidade de vendas na China, onde deve chegar aos US$ 423 bilhões de participação no e-commerce chinês, segundo a McKinsey.

Entenda

O avanço do TikTok no e-commerce vem em um momento complicado para o app nos EUA. O conselheiro do FCC, Brendan Carr, o senador Marco Rubio (Flórida-Republicano) e o Congressista Mike Gallagher (Wisconsin-Republicano) pediram recentemente o banimento do app no país, devido à segurança nacional.

Vale lembrar, o imbróglio do TikTok com a política e o mercado norte-americano não é de hoje. Começa em 2020 com o ex-presidente Donald Trump, que chegou a emitir uma ordem executiva banindo o TikTok por 45 dias nos EUA. Houve ainda uma tentativa de compra fracassada do TikTok pela Oracle e Walmart. Vale lembrar que Larry Ellison, CEO da Oracle, fez eventos para arrecadar dinheiro à campanha de reeleição de Trump. Com a derrota do ex-presidente nas urnas, o negócio caducou, mas a Oracle seguiu como fornecedora do serviço de dados do TikTok nos EUA.