O PicPay (Android, iOS) lançou nesta segunda-feira, 11, a opção de pagamento Pix via WhatsApp com auxílio de inteligência artificial generativa. Feita com apoio da Meta, com tecnologia da OpenAI e nuvem da Microsoft, o robô atua reconhecendo chaves Pix em texto, áudio e imagem (print de tela).
Batizado como Assistente do PicPay, a solução funciona com os usuários enviando ou encaminhando o conteúdo bruto em uma conversa com o robô no app de mensageria para seguir com a transação. Com contato verificado no WhatsApp (check azul), o robô tem um atalho no app do PicPay para o mensageiro. Para falar com ele, basta seguir os passos:
- Abrir o app do PicPay;
- Entrar na conta;
- Selecionar Pix;
- Clique em Pix no WhatsApp.
A operação financeira só é confirmada com o uso da biometria no WhatsApp. Além da biometria, uma outra camada de segurança que os correntistas podem usar é colocar o Modo Seguro – este no app do PicPay – com limites diários de transferência Pix fora de endereços confiáveis.
O acesso ao Assistente está sendo liberado gradualmente à base de 57 milhões de clientes do banco. No futuro, o PicPay planeja colocar mais funções no robô para transformá-lo em um personal banker e avançar com a jornada appless (sem app, na tradução do inglês para o português) dos seus clientes. Entre as funções em desenvolvimento estão:
- Alertar sobre contas para vencer;
- Cadastrar boletos com débito automático via PDF;
- Consultar documentos de veículos.
Vale dizer, a tecnologia da OpenAI com a Microsoft Azure foi treinada pela equipe do banco digital a partir do atendimento ao cliente ao longo dos últimos 12 meses, período no qual mais de 5 milhões de pessoas foram atendidas.
Imagem principal: Tela do Assistente do PicPay no WhatsApp (divulgação)