A Zenvia, uma das líderes no mercado de SMS A2P do Brasil, montou um portfólio de serviços para a comunicação entre marcas e consumidores através do WhatsApp. São três modalidades: envio de notificações; atendimento ao cliente via suporte humano; e chatbot.

O envio de notificações é voltado para aplicações como informar sobre o status de um pedido; enviar links ou senhas temporárias; confirmar pedidos etc.

Na modalidade de atendimento com suporte humano, a solução basicamente apresenta respostas para perguntas frequentes e direciona o consumidor a um atendente de contact center, quando necessário.

Por fim, na modalidade chatbot consiste na construção de um robô de conversação para atendimento 24/7 no WhatsApp. Se necessário, é feito o transbordo para um atendente humano.

Em todos os casos a Zenvia garante o cumprimento das exigências do canal, como o registro de um número telefônico, a hospedagem em um servidor dedicado, e a conexão à API oficial do aplicativo de mensageria. A Zenvia também provê a gestão de projetos e relatórios das conversas, assim como a garantia de disponibilidade, monitoramento e atualizações do servidor.

Os preços dos pacotes começam em R$ 800 por mês.