| Publicada originalmente no TeletimeComo já era esperado, as cidades de Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória deverão ter a faixa de 3,5 GHz liberada na reunião do Grupo de Acompanhamento (Gaispi) na quinta-feira, 18. Na ocasião, a Entidade Administradora da Faixa (EAF, ou Siga Antenado) deverá apresentar o resultado dos trabalhos da limpeza de espectro nessas capitais, que poderão então ter o 5G ligado – naturalmente, a depender das operadoras, o que tem acontecido nos demais casos.

Assim, segundo confirmou ao Teletime o conselheiro Moisés Moreira, presidente do Gaispi, todas as quatro cidades terão a faixa liberada para início das operações do 5G já para a próxima segunda-feira, 22.

Ficam de fora ainda as 15 capitais onde restaram dúvidas se haveria tempo hábil para a instalação de filtros nas estações profissionais de serviço fixo de satélite (FSS) para mitigar interferências até o final de agosto, prazo anterior. A recomendação do Gaispi já foi submetida ao Conselho Diretor da Anatel, segundo Moreira. O relator do processo é o conselheiro Vicente Aquino.

Caso seja aprovada, a prorrogação para a liberação da faixa de 3,5 GHz seria até o dia 29 de outubro – ou seja, para mais 60 dias além do prazo atual, do dia 29 de agosto, que por sua vez, já havia sido adiado por igual período. Da mesma forma, o prazo para a ativação comercial da rede 5G standalone ficará para o dia 29 de novembro.

Atualmente, a tecnologia está disponível nas capitais Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. O que não impede as operadoras de oferecer o 5G em outras frequências, mas na tecnologia não standalone (5G NSA), em outras cidades.