A TIM conecta no Brasil 15 milhões de hectares do campo. O meio rural, em especial o agronegócio, é um dos segmentos mais importantes para a operadora, que montou o programa ConectarAgro. O CEO da operadora, Alberto Griselli, passou este dado durante o Painel Telebrasil Summit 2023, nesta terça-feira, 12.

De acordo com o executivo, são 80 milhões de hectares não cobertos no País, e, se contar com a agropecuária, o número sobe para 300 milhões de hectares. “Então, ainda temos muito para fazer”, disse.

Griselli também comentou que a operadora está atuando forte entre as concessionárias de administração de rodovias – cujo mercado é um total de 50 mil quilômetros de concessões no Brasil. “Acabamos de ganhar vários contratos com a CCR, Ecovias e ontem anunciamos a parceria com a EPR em Minas Gerais, onde estamos falando de 4 mil quilômetros”, contou.

“Cada vez que levamos o nosso sinal para essas localidades, damos um serviço melhor para os clientes dessas empresas que, por sua vez, também são os nossos”.

A conectividade no campo da TIM beneficia mais de 1,1 milhão de pessoas em mais de 500 municípios de 13 estados diferentes, somando 90 mil propriedades rurais cobertas pela operadora, além de mais de 25 mil quilômetros de estradas e rodovias.

NB-IoT

A operadora também disponibiliza Internet das Coisas em mais de 4,7 mil cidades servidas com a tecnologia NB-IoT. De acordo com a empresa, trata-se da maior rede IoT do Brasil que conecta não só máquinas como pessoas no campo. A tecnologia permite ampliar a cobertura tradicional em até 40%, com baixo consumo de bateria, fundamental para aplicações IoT.

Exemplos

Entre os exemplos de implementação de conectividade no campo, a TIM tem a Usina São Martinho, em Pradópolis/SP. A propriedade conta com um polo de inovação 5G, com rede privativa, edge computing e cobertura restrita, além de 4G em rede pública nos 400 mil hectares da propriedade, que beneficia aproximadamente 5 mil colaboradores.

Há também o contrato com o Grupo Progresso para fornecer conectividade em oito fazendas e unidades produtivas, sendo sete no Piauí.

Já a parceria com a BrasilAgro cobre mais de 45 mil hectares com 4G em duas fazendas no Maranhão.

E com o Grupo Stracci, na Bahia, possui um projeto com a TIM para implantar 4G em 5,2 mil hectares para atividades como monitoramento da produção de grãos, cerca elétrica para o gado, acompanhamento da água e alimentação do rebanho.

Por fim, a vertical de conectividade no campo da TIM tem uma parceria com a KPMG para desenhar projetos de consultoria e conectividade para o agronegócio. A proposta é desenvolver estudos que permitam a implementação customizada de redes, de modo a coletar dados e transformá-los em informações significativas, permitindo tomadas de decisões rápidas e assertivas.