O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, mostrou os primeiros testes de inteligência artificial multimodal para o vestível Ray-Ban Meta nesta terça-feira, 12. Por meio de seu canal no Instagram, o executivo apresentou uma IA que pode “ver” aquilo que o usuário enxerga, além de ouvir seus pedidos.

Ray-Ban

Ray-Ban, vestível da Meta. Imagem: divulgação

Em um primeiro vídeo, Zuckerberg pergunta qual calça pode combinar com uma camisa listrada, a IA da Meta responde o comando de voz em áudio e indica uma calça jeans. Em outra gravação, o CEO da empresa pede para a IA embarcada no dispositivo traduzir um do texto do espanhol para o inglês que é convertido em áudio.

Lançado no final de setembro deste ano, o Ray-Ban Meta é um óculos inteligente. Feito em parceria com a EssilorLuxottica, o wearable tem a Meta AI inserida para pedir informações e controlar funcionalidades, por exemplo. Também permite ao usuário fazer ligações e receber mensagens via WhatsApp, Messenger e SMS, ouvir músicas, capturar fotos e fazer transmissões ao vivo para Facebook e Instagram.

Oficialmente está disponível nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Seu preço sugerido é US$ 300.