Nokia

Nishant Batra, Chief Strategy and Technology Officer da Nokia: “O futuro está no software”

O fatiamento da rede (ou network slicing, em inglês), característica das redes de telefonia móvel de quinta geração (5G), vai viabilizar o surgimento de marketplaces de pedaços de rede de telecom como serviço. É o que prevê o Chief Strategy and Technology Officer da Nokia, Nishant Batra, que participou de evento virtual internacional realizado pela empresa nesta terça-feira, 13.

O executivo acredita que isso pode se tornar realidade em um horizonte de 18 meses, em mercados mais desenvolvidos na implementação do 5G. Contudo, antes será necessário um profundo trabalho de orquestração do fatiamento das redes. Além disso, será preciso expor os pedaços da rede através de APIs, para que possam ser acessados por desenvolvedores através de marketplaces e vendidos como serviço.

Batra acredita também que as redes serão cada vez mais abertas e virtuais, com a distribuição da nuvem nas pontas. “O futuro está no software”, resumiu Batra, em conversa com jornalistas após a apresentação.

6G

Com o 5G se tornando realidade, a indústria de telecom já começa a discutir o que será a sexta geração (6G). Para o CSTO da Nokia, uma das características marcantes do 6G será o uso de inteligência artificial para conferir maior autonomia à própria rede na gestão dos seus recursos, comentou, em resposta a Mobile Time.