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Ilustração: Cecilia Marins/Mobile Time

A Meta Ads reduziu o impacto das mudanças do iOS 14,5 e manteve o primeiro lugar no índice SKAN da AppsFlyer, que combina a quantidade de instalações e a parcela de valores de conversão que indicam uma compra entre apps que mensuram compras. De acordo com a análise divulgada nesta quinta-feira, 13, a divisão de publicidade da Meta ampliou sua classificação no SKAN em 35% no primeiro trimestre de 2022, ante o mesmo período um ano antes.

Mas a empresa segue “severamente afetada pelas mudanças de privacidade da Apple”, que teve um impacto maior que o Google. Consequentemente, a rede independente da Apple, a Apple Ads Network, triplicou a sua participação no mercado de publicidade mobile.

Android

No sistema operacional móvel do Google, as redes Meta Ads e Google Ads dominam o setor nos índices de retenção e remarketing. Entretanto, as duas plataformas estão perdendo espaço para rivais menores, em especial para o TikTok for Business – a mídia que mais cresceu no ecossistema de publicidade Android. Se considerar apenas as campanhas móveis nos jogos, Meta e Google perderam terreno para canais de mídia como ironSource e Mintegral.

Vale dizer, o estudo da ApssFlyer está em sua 15ª edição. Os dados são obtidos por meio de 500 canais de mídia, 27 bilhões de instalações e mais de 19 mil aplicativos entre janeiro e junho de 2022. E o recorte Índice da SKAN cobre 450 milhões de postbacks de mais de 2,4 mil aplicativos e 45 canais de mídia.

Guerra e Covid-19

Nos fatores externos, a invasão da Rússia ao território ucraniano trouxe um forte recuo para Google, Meta e TikTok, as três plataformas que saíram – por enquanto – do mercado russo. Mas outras ad networks continuaram por lá. Além disso, a AppsFlyer observou uma queda nas instalações de app com o arrefecimento da crise sanitária do Novo Coronavírus (Sars-CoV 2) e o retorno das atividades físicas.