O Itaú confirmou sua entrada na Wireless Broadband Association (WBA) nesta quinta-feira, 15. De acordo com a associação, a instituição financeira brasileira é a primeira do seu ramo a fazer parte do corpo de associados. Vale lembrar, a WBA tem entre seus participantes operadoras, provedores de serviços de comunicação e fornecedores, como AT&T, Cisco e Intel.

A ideia é que o banco participe das discussões de padrões da indústria de comunicação sem fio (vide padronização do Wi-Fi, correlação com 5G e OpenRoaming) e dê contribuições sobre tendências do mercado de telecomunicações e comunicações móveis no Brasil, além de colocar o banco como uma referência neste setor.

Ao mesmo tempo, o Itaú poderá estreitar relações com os associados da WBA para desenvolver, testar e implementar tecnologias que podem melhorar a conectividade no Brasil. Inclusive, há lançamentos planejados pelo Itaú para essa primeira metade de 2024, conforme informou o banco nesta quinta-feira.

Vale lembrar, Fábio Napoli, diretor de tecnologia do Itaú, conversou com Mobile Time no fim de 2023 sobre os avanços do banco em telecomunicações, em especial as primeiras avaliações que o banco teve sobre o 5G e uso de FWA dentro das agências, além de descartar a criação de redes privativas ou MVNOs.

Imagem principal: Fábio Napoli, diretor de tecnologia do Itaú. (Divulgação: Itaú)