|Atualização em 15 de maio, às 14h13| Nos últimos 15 anos, duas novidades impactaram profundamente o negócio das operadoras móveis no mundo inteiro: a chegada das lojas de aplicativos e a popularização do WhatsApp (e de outros serviços similares de comunicação instantânea). As lojas de apps tiraram o controle das teles sobre a distribuição de conteúdo móvel. E o WhatsApp se tornou a principal ferramenta de comunicação em países como Brasil e Índia, substituindo os planos de minutos das operadoras. Esses impactos foram destacados pela CEO da DialMyApp Brasil, Flávia Pollo Nassif, durante painel do seminário MobiXD, organizado por Mobile Time, na última terça-feira, 14, em São Paulo.

O peso do WhatsApp é tão grande sobre as redes de telecomunicações que o aplicativo chega a comunicar os departamentos de rede das operadoras sobre a necessidade de aumento de capacidade para dar conta do crescimento do seu uso, relata Nassif.

Diante desses baques, as teles se viram diante de um dilema: focar em infraestrutura e conectividade ou em inovação digital? Segundo Nassif, hoje não há mais dúvida: “as teles querem inovação, casa conectada, saúde, educação, contribuir com o agronegócio, que o app se torne um e-commerce e entretenimento, e querem tudo”.