O aplicativo móvel “Técnico Virtual” da Oi, através do qual os assinantes da operadora conseguem resolver problemas técnicos por meio de autoatendimento, deve reduzir em 10,5 milhões as chamadas ao call center neste ano, estima a companhia. Em 2018 foram 8,5 milhões de ligações a menos graças ao Técnico Virtual. E em 2017, 2,7 milhões. Os dados foram apresentados junto com o balanço financeiro do segundo trimestre da Oi, nesta quinta-feira, 15.

Outras iniciativas de transformação digital no relacionamento com o cliente também têm gerado resultados positivos. A adesão ao Minha Oi, canal de autoatendimento da operadora, deve atingir 63% da base neste ano, contra 57% em 2018. A adoção da conta digital, ou seja, o envio da fatura por meio eletrônico, em vez de impresso pelo correio, está projetada para subir 10 pontos percentuais, passando de 28% no ano passado para 38% ao fim deste ano.

Vale lembrar que há um mês a Oi lançou a Joice, sua assistente virtual com inteligência artificial que atende através de canais digitais, como o WhatsApp. Seus resultados poderão ser medidos a partir dos próximos balanços da companhia.