Hugo Barra

Hugo Barra, conselheiro da Take Blip. Foto: divulgação

A Take Blip confirmou Hugo Barra como seu novo conselheiro nesta quarta-feira, 15. Dentro da companhia de comércio conversacional, o executivo será responsável por ajudar na expansão internacional para Estados Unidos, Europa e América Latina.

Na Take Blip, o executivo reencontra Leo Marroig, seu ex-diretor de operações na Xiaomi Brasil que é atualmente head de operações internacionais e serviços da empresa, que o ajudará nas estratégias de internacionalização.

Além de Barra, o conselho da empresa conta com Daniel Costa, fundador da Take Blip; Marcelo Oliveira, cofundador; e Bruno Maimone, da Warburg Pincus, o representante do investidor que adicionou US$ 100 milhões aos cofres da companhia em 2020.

Na última década, Barra esteve nos empregos mais cobiçados da indústria móvel. Tem ampla experiência em criar comunidades digitais em torno de marcas e companhias. Primeiro com o Android, como vice-presidente do Google, depois como vice-presidente da Xiaomi, e mais recentemente como vice-presidente de hardware do Facebook, um segmento que deu margem à criação do conceito de Metaverso.

Recentemente, criou sua empresa focada em healthtech, a Detect.

Vale destacar ainda suas passagens por Nuance, Netscape e Disney entre o final dos anos 1990 e o começo dos anos 2000. Formado em engenharia elétrica pela UFMG, o conselheiro ainda tem formações em engenharia e ciência da computação no MIT.