A OpenAI confirmou nesta terça-feira, 16, que está trabalhando com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A vice-presidente de assuntos globais da companhia, Anna Makanju, confirmou a parceria com os militares norte-americanos durante entrevista para a Bloomberg no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.

Makanju afirmou que a OpenAI está trabalhando em um projeto de código-aberto de software de cibersegurança. A constatação chega menos de uma semana depois de a empresa retirar de seu site as regras que proibiam o uso de suas tecnologias por militares, em especial no emprego da guerra e de criação de armas, além de pouco mais de dois meses do imbróglio da saída e retorno de Sam Altman ao comando da companhia com apoio da Microsoft.

Vale lembrar que a Microsoft é a principal investidora da OpenAI e possui contratos bilionários de tecnologia com os militares norte-americanos.

A OpenAI também teve conversas iniciais com o Departamento de Defesa para criar métodos que ajudem a prevenir o suicídio entre os veteranos de guerra. De acordo com o relatório mais recente do Departamento de Assuntos dos Veteranos nos EUA, 6,1 mil das 38,1 mil mortes por suicídio nos EUA em 2022 foram entre veteranos, uma média de 16,8 militares por dia.