Em 2022, a Vivo atingiu R$ 183 milhões na sua carteira de empréstimos do Vivo Money, seu serviço de empréstimo pessoal. O valor representa um aumento de 6,8 vezes em comparação com 2021. Nesse mesmo período, houve um crescimento de 6 vezes em número de contratos.

“Essa é uma combinação de vários fatores. Estamos muito satisfeitos com o desempenho desse produto. A Vivo está investindo bastante em modelos de crédito, não só para o Vivo Money, mas para nossa própria base de clientes”, declarou o CEO, Christian Gebara, em conferência com investidores, nesta quinta-feira, 16. Ele contou que a companhia tem tido “sucesso para os níveis de inadimplência”, mas não compartilhou a taxa.

Gebara também destacou outros serviços B2C da Vivo no setor financeiro, como a conta digital Vivo Pay, os seguros de aparelhos e residência, além do cartão de crédito co-branded com o Itaú (Android, iOS), com o qual os clientes podem comprar smartphones e outros dispositivos. Também mencionou o investimento de R$ 10 milhões na Vivo Ventures na compra da fintech Klubi, uma administradora de consórcios.

“Continuamos desenvolvendo nossa presença como um hub financeiro digital, tirando proveito das dezenas de milhões de relacionamentos comerciais que temos com indivíduos por meio de nossos serviços de conectividade para aumentar o nosso share of wallet e a monetização de clientes”, disse.

Para ele, o potencial de expansão da Vivo em serviços financeiros está ligado a diversos fatores, como a capacidade de vender esses serviços, a sua base de clientes, o baixo custo de aquisição de clientes, a marca, a capacidade de cobrança e a capacidade de crédito. Ele disse que a companhia tem planos para fazer investimentos em outras áreas, como saúde e educação.

Inteligência artificial

Tratando do atendimento ao cliente como um todo, Gebara contou que a Vivo continua a aumentar sua digitalização, com forte  representatividade dos canais digitais, tanto o aplicativo Vivo quanto WhatsApp (Android, iOS). “Nós estamos melhorando a usabilidade através do uso de inteligência artificial, principalmente agora, com os novos programas de IA, que vão começar a impactar a maneira como atendemos aos clientes nesses canais”, contou.