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|Atualizada em 25 de março às 17h42| A Zenvia e a D1 vão se unir em uma única empresa. Juntas, somam aproximadamente R$ 500 milhões de faturamento anual, 750 colaboradores e operações em três países (Brasil, Argentina e México). A companhia resultante da aliança será comandada por Cássio Bobsin, fundador e atual CEO da Zenvia. A D1 será uma unidade de negócios dentro da Zenvia, sob a gestão de Fernando Steler, seu fundador. Steler trocou suas ações da D1 por participação acionária na Zenvia e terá assento no seu conselho de administração.

As duas empresas são complementares em vários aspectos. A Zenvia tem acesso a canais importantes de mensageria, como a integração direta no WhatsApp e nas plataformas de SMS das operadoras móveis, algo que a D1 não possui. Esta, por outro lado, é forte na orquestração de canais e no uso de inteligência artificial para o aprimoramento das jornadas de conversas entre marcas e consumidores. 

Além disso, as carteiras de clientes também se completam. A D1 tem contratos com grandes bancos, seguradoras e varejistas, enquanto a Zenvia tem uma carteira de cauda longa, atendendo também pequenas e médias empresas.

O objetivo da união é formar um grupo forte na América Latina, capaz de competir com alguns dos gigantes internacionais que aportaram no País nos últimos anos (leia mais na análise abaixo). Nesse contexto, a união de Zenvia e D1 se posiciona como compradora no mercado, como diz Steler, em conversa com Mobile Time: “Vamos fazer várias aquisições para criar algo grande na América Latina. O interessante para nós é crescimento inorgânico”.

Ainda não se sabe quanto tempo levará para concluir a integração entre as duas empresas. Enquanto isso, elas seguem operando separadamente. É importante ressaltar que não há planos de demissões. Pelo contrário, ambas seguem contratando mais gente.

Análise

Este é mais um capítulo no recente processo de consolidação do mercado brasileiro de plataformas de comunicação e chatbots. Recapitulamos abaixo alguns deles:

. Janeiro de 2020 – Twilio chega ao Brasil através da aquisição da Teravoz

. Março de 2020 – A sueca Sinch compra a brasileira Wavy por R$ 645 milhões.

. Julho de 2020 – A Zenvia adquire a argentina Sirena e Bobsin declara ao Mobile Time que planeja novas aquisições na América Latina.

. Outubro de 2020 – A D1 adquire a Smarkio por R$ 85 milhões – à época, foi divulgado que as duas empresas somavam faturamento recorrente anual na casa de R$ 120 milhões.

. Outubro de 2020 – A Take Blip recebe aporte de US$ 100 milhões do fundo Warburg Pincus

Para entender a fusão entre Zenvia e D1 é preciso lembrar desses movimentos listados acima. A entrada de grandes players internacionais no Brasil, como Sinch e Twilio, e o recebimento de aportes de fundos estrangeiros por players como a Take Blip acabam fomentando ainda mais a consolidação entre players locais, para ganharem força competitiva.