A proporção de internautas brasileiros com smartphone que assinam algum serviço de streaming de filmes ou séries vem crescendo continuamente. Em 12 meses, houve um aumento de 13 pontos percentuais, saltando de 38% para 51%. É o que revela a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil.

No primeiro semestre de 2020, a quarentena pode ter contribuído para que esses serviços angariassem mais assinantes. Outro fator favorável é a integração de alguns desses serviços com planos de operadoras móveis, como no caso das parcerias que TIM e Vivo firmaram com a Netflix. Além disso, houve um aumento da competição, com o fortalecimento de players como Globoplay e Amazon Prime. Ambos dobraram sua participação em seis meses, enquanto Netflix caiu cinco pontos percentuais na preferência dos assinantes brasileiros de streaming de vídeo, de acordo com a pesquisa.

O consumo de serviços pagos de streaming de vídeo é mais comum entre internautas das classes A e B (60%) do que entre aqueles das classes C, D e E (49%). E é mais popular entre os jovens de 16 a 29 anos (60%), do que entre pessoas de 30 a 49 anos (51%) ou entre aquelas com 50 anos ou mais (35%).

O questionário da pesquisa foi elaborado por Mobile Time e aplicado on-line entre 6 e 13 de maio de 2020 por Opinion Box junto a 2.017 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%.

O relatório completo da pesquisa está disponível para baixar neste link.

Live

O diretor de produtos e serviços digitais da Globo, Erick Bretas, responsável pelo Globoplay, será um dos participantes da live sobre o crescimento no consumo de conteúdos digitais durante a quarentena, nesta quinta-feira, 18, com organização do Mobile Time. Ele terá a companhia de Eduardo Albano, COO e cofundador do Ubook; Luciana Cardoso, diretora de estratégias digitais do Estadão; e Rafaela Furtado, head de parcerias estratégicas na América Latina da ByteDance (TikTok).

Para mais informações e compra de ingressos acesse a página do evento no Sympla ou fale com a equipe do Mobile Time: eventos@mobiletime.com.br / 11-3138-4619 (WhatsApp) / 11-96619-5888.

Confira aqui o calendário de lives e eventos digitais do Mobile Time para 2020.