O WhatsApp anunciou que limitará o número de vezes que uma mensagem pode ser compartilhada. A restrição ocorrerá em todo o mundo, mas será mais severa na índia, onde o governo associou uma série de linchamentos de pessoas a mensagens que circularam de forma massiva em grupos do aplicativo de mensageria. A notícia foi divulgada no Financial Times, na BBC, entre outros meios de comunicação. A ação ocorre depois que o governo indiano ameaçou o WhatsApp de sofrer consequências jurídicas se continuasse se omitindo.

A medida estava em testes desde meados do ano passado. Em julho, Mobile Time noticiou os testes que estavam acontecendo à época justamente por consequência dos linchamentos que estavam acontecendo na Índia. O limite à época era de até cinco compartilhamentos na Índia e 20, no resto do mundo. A restrição agora será definitiva, não mais apenas um teste.

Desde maio passado, os linchamentos de pelo menos 24 pessoas acusadas de sequestrarem crianças foram vinculados à plataforma, utilizada por mais de 200 milhões de indianos. Muitos outros acusados ficaram feridos depois de ataques. A polícia descobriu que mensagens do WhatsApp em circulação em massa contendo informações falsas sobre esses pseudo-sequestradores de crianças que estariam à espreita em determinadas áreas do país provocaram quase todos os ataques.