A Samsung confirmou para o próximo dia 22 de janeiro o lançamento brasileiro do seu primeiro smartphone com tela dobrável, o Samsung Galaxy Fold, que custará R$ 12.999. Com o preço sugerido, o handset será o mais caro comercializado no Brasil. O produto ultrapassou o custo do iPhone 11 Pro de 512 GB, que atualmente custa R$ 9,5 mil na loja da Apple.

O celular da fabricante sul-coreana tem tela interna de 7,3 polegadas, tela externa de 4,6 polegadas, processador Qualcomm Snapdragon 855 octa-core de 2.8 GHz, 12 GB de RAM, 512 GB de espaço, Android Pie (9.0), eSIM, Samsung Pay, bateria de 4.380 mAh, câmera frontal de 10 MP, câmera dupla na tela interna (10 MP e 8 MP) e câmera tripla na tela externa (16, 12 e 12 MP).

Oficialmente, as vendas do Galaxy Fold começam exclusivamente na loja online da Samsung às 21h do dia 22. A Samsung fará um pré-registro dos interessados entre esta sexta-feira, 17, e o dia 22. O dispositivo chega ao País em uma única opção de cor, preta.

Entre os dias 17 e 22, o smartphone estará exposto em 15 lojas para ser apresentado ao público. São elas: Morumbi Shopping, Shopping Dom Pedro, Shopping Eldorado, Shopping Center Norte, Shopping Pátio Higienópolis, Shopping Iguatemi Campinas, Shopping Anália Franco, Park Shopping Brasília, Shopping Leblon, Shopping Rio Sul, BarraShopping, Shopping Riomar Aracaju, Shopping Riomar Fortaleza, Shopping Iguatemi Porto Alegre e Shopping Barigui.

Histórico

Apresentado 14 meses atrás no Samsung Dev Conference de 2018 como um protótipo, o Galaxy Fold foi mostrado em seu modelo comercial em fevereiro de 2019. Com promessa de lançamento em abril daquele ano, o handset enfrentou problemas em suas primeiras versões.

Enviadas a influenciadores digitais em abril de 2019, as primeiras unidades do Fold tiveram quebra em suas telas após o uso. Com as falhas, a Samsung recolheu os dispositivos, adiou o lançamento, suas parceiras de venda cancelaram a pré-venda e tiveram que devolver o dinheiro aos consumidores.

Com o erro corrigido, o Galaxy Fold chegou aos mercados sul-coreano e norte-americano em setembro do ano passado. Em janeiro de 2020, quatro meses após o lançamento oficial nos Estados Unidos e Coreia do Sul – e com os rumores que o Galaxy Fold 2 chega no próximo mês –, a Samsung lança o handset no Brasil.