Com a aquisição de parte da Oi Móvel e de seus clientes, a cobertura móvel 4G da TIM passa a estar presente em 5.235 cidades brasileiras. Com isso, de acordo com a operadora, a empresa passa a ser líder de cobertura móvel no Brasil.

De acordo com dados de abril da empresa de consultoria Teleco, com o avanço da integração com a Oi, a TIM chegará a 5.370 municípios nos próximos meses, se aproximando da meta de atingir 100% da cobertura 4G até 2023. Outro ponto é que a TIM também terá a maior quantidade de torres em diversas regiões do País, como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os clientes Oi que migraram para a TIM também contarão com conexões em mais de 1,8 mil cidades onde a Oi não tinha presença. Já os usuários da TIM terão conectividade em 264 novos municípios antes atendidos somente pela Oi. E, de acordo com a empresa, mais de 3,2 mil cidades serão impactadas com melhoria do serviço já oferecido por ambas a partir da absorção de parte das bandas 1.800 MHz, 2.100 MHz e 2.600 MHz da Oi.

Com o incremento de espectro e sites, a cobertura será mais abrangente e haverá melhora também na capacidade de tráfego de rede.

Ao todo, aproximadamente 16,4 milhões de clientes oriundos da Oi Móvel, em 17 estados e no Distrito Federal, serão beneficiados com a mudança. Como já foi detalhado, a primeira etapa, iniciada no final de abril, consistiu na liberação da rede TIM para uso por novos usuários; a segunda etapa contará com o desligamento da rede Oi e a configuração do espectro da operadora nas antenas da TIM. A terceira etapa, a ser realizada de forma gradual a partir de julho, contará com a integração sistêmica, incluindo tarifação e emissão de contas.