Dafne de Souza, gerente de parcerias estratégicas da Meta na América Latina (crédito: Marcelo Kahn/Mobile Time)

O Brasil é o país que mais utiliza a API de contato entre marcas e usuários via Instagram Direct. A informação foi compartilhada por Dafne de Souza, gerente de parcerias estratégicas da Meta na América Latina, durante o Super Bots Experience 2022, evento organizado pelo Mobile Time nesta quarta-feira, 17.

Sem revelar números absolutos, a executiva lembrou que a API completou um ano recentemente. Batizada de ‘Messenger Support For Instagram API’, a ferramenta é vista pela companhia como tendo um forte potencial para a comunicação entre marcas e consumidores.

“Tivemos bastante interesse do mercado neste primeiro ano. Um varejista que adotou ainda no beta foi o Magalu. Eles conseguiram endereçar sete vezes mais o número de mensagens no canal. Tem potencial de marketing, mas o diferencial é a experiência do cliente com atendimento”, disse.

Souza citou um estudo recente da Kantar encomendado pela Meta que informa que 82% dos brasileiros desejam se comunicar com empresas da mesma forma que falam com amigos e 75% dos brasileiros dizem que são mais propensos a comprar por meio de mensageria.

“O Instagram Direct pode impactar no momento na jornada de busca. Você (marca) consegue impactar o usuário de uma maneira mais orgânica. Pode responder comentários de maneira privada. Teve uma marca de moda, Modab, que transformou comentários em leads e que converte 20% das conversas do Instagram em vendas”, completou.

Souza ainda confirmou que a API do Direct recebeu três atualizações recentes: responder em privado comentários do Reel; enviar arquivo de áudio e vídeo na conversa; e enviar notificações recorrentes – em fase de testes no Instagram.