Após obter um aumento de 21% em suas receitas no terceiro trimestre de 2023, em um movimento puxado pelo incremento das vendas de SMS para grandes empresas, o CFO da Zenvia, Shay Chor, acredita que esse mercado seguirá crescendo em utilização para a comunicação entre empresas e pessoas no próximo ano.

“Muitos apostavam que esse mercado diminuiria, mas não apostamos nisso. Poucos entendem o mercado de SMS como o Cassio [Bobsin, CEO da Zenvia]. Isso nos dá uma vantagem de 20 anos. Vemos que não é um mercado que está diminuindo. Está crescendo, pois o mercado aprendeu a otimizar a forma de uso”, explica Chor, em conversa com Mobile Time, ao dizer que esse canal está sendo depurado em seu uso, como no contato para senha única (OTP) e até para cobrança das financeiras.

O executivo conta que o volume de SMS entregue atualmente pela Zenvia é 50% maior ante janeiro de 2023. O executivo acredita que o crescimento do SMS será “mais orgânico”, mas não deve perder receita, uma vez que os clientes grandes passam a usar mais e quando diminuem é para substituírem o SMS por outros canais, como WhatsApp para conversação e e-mail para complemento de campanha de marketing.

“Então, o SMS não deveria crescer mais de 10%, mas ele continua evoluindo. A questão é que não há perda de receita, porque quando diminui o uso do SMS por qualquer motivo em campanha de marketing, o dinheiro vai para outros canais”, afirmou.

“Essa é a beleza do SaaS e do CPaaS. Você pode ter uma campanha de marketing em um canal e o pós-venda em outro canal. Cada canal tem função diferente no uso que o consumidor final faz ali”, conclui.