A Zenvia registrou no terceiro trimestre de 2023 uma receita de R$ 218,5 milhões de reais, crescimento de 21% contra R$ 180 milhões de um ano antes. Em conversa exclusiva com Mobile Time, Shay Chor, CFO da companhia, explicou que o resultado do período acontece devido à melhoria no segmento de SMS com a aquisição de “grandes contas” e ofertas mais competitivas e atrativas para esta camada de clientes.

É importante dizer que o total de clientes caiu 2,5%, de 14 mil para 13,6 mil. Porém, a oferta de software como serviço (SaaS) expandiu em toda a carteira da Zenvia e de plataforma de comunicação como serviço (CPaaS – basicamente com o aumento do SMS), ambos com incremento a partir de contas de grandes empresas.

A companhia também reduziu o seu prejuízo em 60% na comparação ano a ano, de R$ 28 milhões para R$ 11,5 milhões.

Com isso o EBITDA normalizado saltou de R$ 10 milhões para R$ 16,5 milhões. Chor lembra que este é o quinto trimestre consecutivo de EBITDA positivo, algo que a companhia busca desde o IPO em 2021.

Meta

O CFO da Zenvia afirmou que, de acordo com o guidance (meta de R$ 70 milhões a R$ 90 milhões), a companhia deve entregar o EBITDA próximo dos R$ 80 milhões no acumulado de 2023, uma vez que o quarto trimestre é melhor que o anterior. O executivo credita isso a uma “consistência e disciplina” para entregar o plano feito dois anos antes.

“São números relevantes, ou seja, dados que mostram que a gente conseguiu voltar a acelerar a receita. Se a gente pegar o plano que desenhamos em equilibrar crescimento com rentabilidade, em determinado momentos do terceiro trimestre nós começamos a ver oportunidades de ganhar market share e entregar rentabilidade maior”, explicou o executivo.