O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) criou um aplicativo criptografado para facilitar a comunicação da liderança com as células terroristas. De acordo com a revista Fortune, o califado islâmico criou seu próprio app após ser expulso do WhatsApp, Telegram e outros comunicadores instantâneos.

Chamado de Alrawi (na tradução da literatura árabe seria algo próximo de ‘Rawi’ ou recitador de poemas), o aplicativo foi descoberto pela rede contraterrorista Ghost Security Group. O intuito do EI é evitar o acesso de governos e agências de inteligência (espionagem) aos planos do grupo.

Além disso, embora o aplicativo não seja tão avançado como WhatsApp ou Telegram, o Alrawi possui mecanismos para evitar que o texto seja acessado em investigações e mesmo bloqueado, pois não há nenhuma empresa por trás dele. O app do Estado Islâmico é instalado diretamente no smartphone, sem passar por nenhuma loja de aplicativos.

A descoberta do Ghost Security Group releva a discussão da flexibilização da criptografia. Atualmente, o governo dos Estados Unidos tenta convencer as empresas a liberar uma "porta de acesso" em suas plataformas móveis, como iOS e Android.