O governo do Paquistão proibiu o uso dos serviços de mensagens instantâneas e servidores enterprise (BES) da Blackberry.  Segundo o jornal britânico The Guardian, os serviços serão tirados do ar por “razões de segurança” em um avanço da administração de Karachi contra a privacidade.

A Pakistan Telecommunication Authority (PTA) informou às operadoras de telecomunicações, na última sexta-feira, 27, que os serviços da companhia canadenses devem ser encerrados até 30 de novembro, afirmou um representante do órgão regulador ao veículo.

Os serviços de comunicação da Blackberry usam forte criptografia, algo que dificultaria à agência de inteligência paquistanesa Inter-Service Intelligence (ISI) a interceptar comunicações dos smartphones da marca. Um relatório da ONG Privacy International revela que a agência sediada em Islamabad tenta capturar todo o tráfego de IPs no Paquistão e outras iniciativas.

Em resposta ao jornal britânico, a empresa reconhece a necessidade de trabalhar com investigações governamentais sobre atividades criminosas, mas jamais permitiu acesso por completo aos servidores BES.