De um ano para cá o WhatsApp se consolidou como o principal canal para bots no Brasil. Em 12 meses, subiu de 19% para 41% a proporção de desenvolvedores que afirmam que o WhatsApp é o canal onde têm mais bots seus em operação. Com isso, o aplicativo saiu da terceira para a primeira posição, ultrapassando Facebook Messenger e sites na web. É o que revela o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020, relatório produzido por Mobile Time com base em informações prestadas por 97 empresas que comercializam bots ou plataformas para construção de bots no Brasil. O documento foi lançado nesta semana, durante o evento Super Bots Experience.

O WhatsApp também assumiu a liderança como o canal com o qual mais desenvolvedores de bots trabalham. Na edição de 2019 do Mapa, 75% dos respondentes declararam já ter produzido chatbots para o WhatsApp, que ocupava a terceira posição na lista, atrás do Facebook Messenger e de sites na web. Agora o aplicativo de mensageria está em primeiro lugar: 88% dos desenvolvedores afirmam produzir bots para ele.

O WhatsApp é o aplicativo mais popular do Brasil, instalado em 99% dos smartphones brasileiros e presente na tela inicial de 57% dos aparelhos. Ele foi aberto oficialmente para marcas terem bots dois anos atrás. Sua popularidade naturalmente atraiu as empresas, que lançaram suas contas oficiais no mensageiro e passaram a utilizá-lo como mais um canal de comunicação com seus consumidores, funcionários e parceiros. Em geral essas contas fazem uso de chatbots, com ou sem transbordo para atendentes humanos, pois o volume de conversas é grande.

O relatório também informa que em um ano aumentou em 68% a quantidade acumulada de bots já produzidos no Brasil, passando de 60 mil para 101 mil. Desse total, 24 mil encontram-se em operação atualmente. Pelo tamanho do WhatsApp no Brasil, é razoável inferir que o lançamento de bots nesse mensageiro é também um dos fatores que contribuiu para o crescimento recente do mercado de robôs de conversação no País.

O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots traz ainda informações sobre os propósitos mais comuns de bots, as ferramentas mais utilizadas pelos desenvolvedores e seus modelos de negócios preferidos. O relatório pode ser baixado de graça neste link.