Douglas Torres, fundador da Yup Chat

A brasileira Yup Chat, desenvolvedora de uma plataforma para gerenciamento de comunicação em canais de mensageria, inicia agora sua expansão internacional, com a abertura de um escritório no Uruguai com o objetivo de atender o restante da América Latina. Com R$ 30 milhões de faturamento anual, a Yup Chat espera aumentar seu faturamento entre 80% e 130% até 2023. A expectativa é de que 60% do faturamento venha do Brasil e 40%, do exterior, diz Douglas Torres, fundador da Yup Chat, em conversa com Mobile Time.

Com cerca de 40 colaboradores, a companhia montou uma equipe dedicada ao mercado latino-americano, composta hoje por sete pessoas, que ficam no Brasil. O escritório no Uruguai foi montado por razões tributárias e cuidará apenas de cobrança e emissão de invoices, enquanto a operação segue no Brasil.

“Nosso foco está nas pequenas e médias empresas. Nosso diferencial é o relacionamento com o cliente. Se fosse só pelo preço, seria uma briga feia. Não posso vender um serviço de mensageria se dentro da minha empresa eu não oferecer um atendimento rápido”, comenta o executivo. Sua carteira de clientes é composta por aproximadamente 800 companhias.

A Yup Chat começou focada em SMS A2P e hoje trafega cerca de 250 milhões de mensagens de texto por mês. O volume cresceu durante a pandemia – antes girava em torno de 180 milhões de SMS por mês. Mais recentemente desenvolveu sua plataforma de gestão de comunicação e adicionou outros canais, como WhatsApp, RCS e email. Torres admite ter trabalhado no passado com SMS corporativo disparado por números longos (long code), mas hoje afirma estar adequado às melhores práticas do mercado e migrado 100% do seu tráfego para short code, através de integradores homologados junto às operadoras. “Não vendo long code há três anos”, garante.