Satya Nadella, CEO da Microsoft, apresentando as novidades da empresa

Os chatbots feitos com ferramentas da Microsoft para facilitar a comunicação durante a pandemia do novo coronavírus alcançaram 31 milhões de pessoas em 23 países, desde março deste ano. A informação foi compartilhada pela empresa nesta terça-feira, 19, durante abertura do Microsoft Build, o principal evento da companhia para desenvolvedores que ganhou edição online neste ano, em decorrência do distanciamento social.

Além da informação sobre o uso dos serviços de comunicação por robôs de conversação, a empresa apresentou uma série de atualizações e inovações para seus serviços. As principais novidades da companhia estão ligadas à inteligência artificial (IA), à plataforma em nuvem Azure e ao Microsoft Teams, um serviço de comunicação amplamente usado durante a crise pandêmica.

Cloud

Em nuvem, a principal novidade é o pacote para serviços médicos. Batizado de Cloud for Healthcare, o serviço traz ferramentas existentes da Microsoft para ajudar a automatizar tarefas e analisar dados na saúde. Com a plataforma, é possível criar chatbots de atendimento ao público, por exemplo. De acordo com a Microsoft, 1,6 mil instâncias de bots relacionadas à Covid-19 entraram em operação desde março.

Inteligência artificial

Exemplo de modelo de IA

Em IA, a companhia passa a oferecer ferramentas de Responsable ML e kits de ferramentas OSS. O intuito dessas aplicações é ajudar os desenvolvedores a entender, proteger e controlar os modelos de machine learn. Essas ferramentas estão disponíveis no GitHub e no Azure Machine Learning.

Função do supercomputador de IA

Outra novidade em inteligência artificial é a ativação de um supercomputador de IA feito em parceria com OpenAI para rodar modelos inovadores, como o aprendizado e organização de volumes massivos de dados.

Comunicação

Mensageria no Teams

Para o Microsoft Teams, a companhia anunciou funções como: facilidade para envio de notificações; fácil conexão às capacidades nativas do celular (câmera, localização e microfone, por exemplo); parceria com a Power Platform para criação de chatbots com codificação simples; e mais ações de mensageria, como criar tarefas ou itens de trabalho após uma discussão em um chat ou canal.