A Botmarket anunciou nesta segunda-feira, 19, o lançamento do WhatsApp Payments, ferramenta integradora de soluções de pagamento a agentes e chatbots dentro do app de mensageria. A novidade está disponível no Brasil e prioriza o Pix como método de pagamento. É possível também oferecer boleto, link de pagamento. Para isso, a empresa cliente deve configurar suas preferências na plataforma da Botmaker.
No entanto, o processamento do pagamento não é realizado dentro do WhatsApp, mas fora dele. Botmaker e Meta são, neste caso, integradoras e disponibilizam as informações visualmente claras.
Na prática, o usuário recebe um link de pagamento que deve ser copiado e colado no app do banco. Após a confirmação, as informações da compra e envio são atualizadas automaticamente na conversa.
Caso a escolha seja pelo link de pagamento, a pessoa é direcionada a um ambiente seguro para a inserção dos dados de cartão. E, no caso de pagamento por boleto bancário, a ferramenta disponibiliza uma linha digitável (a sequência numérica) para o cliente realizar o pagamento em seu banco.
A ideia é que a jornada de compras fique completa no WhatsApp e ampliar as possibilidades de monetização por meio dos canais conversacionais.