Prefeitura do Rio

Prefeito Eduardo Paes durante anúncio da bilhetagem digital nos transportes públicos da cidade. Foto: divulgação – Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Secretaria de Transportes da prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na última quarta-feira, 21, um novo modelo de bilhetagem para o transporte público, usando dispositivos móveis. A cobrança digital deverá aceitar diferentes meios de pagamento, como cartão bancário, QR Code, celular (carteiras digitais e cartão e Riocard), além do Pix. A intenção é parar de utilizar o dinheiro para a compra de passagens, o que está previsto para acontecer de forma gradativa até setembro de 2023. O edital de licitação deve ser publicado no dia 30 de agosto, após serem realizadas duas audiências públicas sobre o tema.

A empresa vencedora será escolhida por critério de maior outorga, e o contrato terá duração de 10 anos. A concessionária assumirá as funções em março de 2022 e os usuários terão três meses para realizar a troca dos cartões. A operação do novo sistema está prevista para começar três meses após a assinatura do contrato com a empresa concessionária vencedora, o que deve ocorrer até o primeiro trimestre do próximo ano.

Há também a possibilidade de utilização de todos os cartões na integração com qualquer outro meio de transporte cuja integração será ampliada gradualmente, incluindo Bike Rio e Táxi Rio. A prefeitura prevê ainda facilidade na recarga e na troca de cartões, assim como na recuperação de créditos. O usuário poderá controlar sua conta por meio de aplicativo e receberá o primeiro cartão de graça.

A ideia da Secretaria de Transportes é ganhar o controle das informações de despesas e arrecadações das empresas e oferecer mais transparência sobre os dados do sistema de transportes públicos do Rio de Janeiro, algo que o prefeito Eduardo Paes classificou como “caixa-preta”.

A prefeitura estima recolher entre 10% e 15% da arrecadação das empresas de transporte. Toda tarifa paga pelo usuário será recebida pela prefeitura, que a encaminhará às operadoras.

A Prefeitura vai disponibilizar 15 pontos presenciais comerciais para a venda de cartões. O número é três vezes maior de postos da Riocard em funcionamento atualmente. O usuário poderá ainda fazer recarga de cartões em máquinas de autoatendimento (ATM) ou online, por meio de um site ou de um app, de modo que o crédito entre no momento da recarga e não mais em até 48h, como acontece atualmente.

O município estima receita de publicidade dentro do app e no cartão. Nos 10 anos de concessão, a prefeitura ficará responsável também pelo pagamento aos operadores. O novo modelo de bilhetagem vai mudar a taxa de administração pagas pelas operadoras de transporte ao concessionário da bilhetagem digital, que será de 3%. Atualmente há diferenças nas cobranças.