Uma coalizão com nove associações do segmento de comunicação enviaram uma carta-manifesto para a Câmara dos Deputados não esquecer a votação que cria a Autoridade Nacional e Proteção de Dados (ANPD). No documento endereçado ao presidente da casa, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), o grupo quer a votação da Medida Provisória (MP) 869/2018 acomteça até o dia 30 de maio, uma vez que o prazo final é no dia 3 de junho.

Vale frisar, o dia 30 de maio cai em uma quinta-feira, último dia de sessão antes do limite. Por sua vez, o dia 3 de junho, segunda-feira, não tem sessão na Câmara, pois os legisladores atuam de terça a quinta-feira.

A coalizão é formada por: Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP), Associação Brasileira de Marketing de Dados (ABEMD), – Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi), Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), ABRAREC – Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec), Associação de Marketing Promocional (Ampro), Confederação Nacional da Comunicação Social (CNCOM) e Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

Vale lembrar que a ANPD está sob análise dos deputados federais desde a sua criação, em dezembro de 2018, pelo então presidente Michel Temer. O texto já passou por uma comissão mista na Casa.