A brasileira Zenvia acertou a venda da sua unidade de carrier billing para a norte-americana Syntonic por US$ 5 milhões. A compradora vai desembolsar US$ 700 mil à vista e pagará o restante ao longo de três anos e meio, de acordo com o desempenho da operação.

O carrier billing da Zenvia permite que provedores de conteúdo vendam serviços de valor adicionado com a cobrança acontecendo diretamente na conta telefônica ou descontada do crédito de pré-pagos. Sua plataforma de carrier billing alcança praticamente toda a base brasileira de linhas móveis em serviço. No ano passado, essa unidade registrou faturamento de R$ 36,1 milhões. A unidade de carrier billing da Zenvia tem 10 pessoas dedicadas, que serão transferidas para a Syntonic.

A venda faz parte da estratégia da Zenvia de focar sua atenção agora para o mercado de chatbots. “Queremos alinhar toda a empresa para nosso propósito de simplificar o mundo por meio de conversas inteligentes, por isso, decidimos deixar o negócio de carrier billing e focar nossos investimentos no negócio de mensagens e chatbots, onde somos líderes no Brasil”, diz o CEO da Zenvia, Cassio Bobsin, em entrevista para Mobile Time.

O dinheiro obtido com a transação será destinado à atuação da empresa no segmento de robôs de conversação. “Seguiremos nosso plano de investimentos na Plataforma de Chatbots da Zenvia, a fim de habilitar qualquer pessoa a criar chatbots inteligentes, que funcionam em qualquer canal e geram resultados de negócio para empresas de todos os portes e setores”, concluiu o executivo.

A Syntonic foi fundada em Seattle, nos EUA, em 2013. A empresa disponibiliza duas plataformas no mercado: a Freeway, que permite a oferta de conteúdo móvel pago ou patrocinador; e a DataFlex, que permite separar o consumo de dados pessoal e profissional em smartphones de funcionários de uma empresa. A Syntonic é listada na Bolsa de Valores de Sydney, na Austrália, com o código SYT.