Camila Lopes, cofundadora da Mol; e Leonardo Capdeville, CTIO da TIM

A TIM confirmou que instalará uma rede experimental de 5G no Cubo Itaú em São Paulo. Em parceria com a Ericsson, o teste será o primeiro em espaço fechado (indoor, na tradução para o inglês) da operadora e tem como objetivo prover uma rede veloz e com baixa latência para que as startups desenvolvam aplicações aceleradas pela quinta geração da Internet móvel.

“O teste no Cubo é focado mais para startups e ambiente indoors. É uma fase experimental, pois ainda não temos a licença da Anatel”, explicou Leonardo Capdeville, CTIO da TIM. “Estamos pedindo a licença para a Anatel para operar em caráter provisório. Esperamos ter a licença e instalar a rede até o final do ano”.

Equipamentos

Small Cell dentro do Cubo

A solução com 5G será baseada em um small cell da Ericsson e estará na frequência de 3,5 GHz. Vale lembrar, além do 5G, o espaço de inovação e empreendedorismo possui uma rede NB-IoT da TIM. Capdeville lembrou que a TIM fez testes com 5G em Florianópolis (SC) e em Santa Rita do Sapucaí (MG), com velocidade média de 800 mbps e latência abaixo de 5 m/s.

Startups com 5G

Chopp conectado da Enjoy com seu fundador, Danilo Oliveira

A relação do Cubo com a TIM é antiga. A operadora já avaliou mais de 200 soluções, realizou 30 desafios com startups locais, promoveu 20 pitches de inovação e 10 provas de conceito.

Uma das empresas que possui parceria com a TIM e pretende se beneficiar do 5G é MOL – Mediação Online. A cofundadora da empresa, Camila Lopes, explicou que o advento do 5G no Cubo ajudará sua empresa a colocar mais participantes em audiências de mediação.

“100% das equipes que estão no Cubo usam Internet. No nosso caso, de mediação, tem os advogados, mediadores e as partes que pretendem resolver o problema. Com o 5G aqui, a gente garante a transmissão com qualidade”, afirmou Lopes.

Outra startup que usará a solução é a Enjoy, empresa que trabalha com automação de bebidas on tap para pontos comerciais. Uma das soluções apresentadas pelo fundador Danilo Oliveira, foi a máquina de chopp conectada ao Alexa (já em português), que pretende testar o uso do 5G em soluções para Internet das Coisas.