A Microsoft lançou no último domingo, 19, uma iniciativa via chatbot para incentivar doação de plasma por pessoas que ficaram curadas da Covid-19 nos Estados Unidos. Batizado de Plasmabot, o robô faz uma série de perguntas ao paciente para determinar se a doação do plasma sanguíneo é viável.

Para usar o bot, o usuário acessa um site responsivo, responde a uma série de questões e, caso esteja apto para doar, é encaminhado para um centro de coleta de plasma. Com o plasma coletado, a ideia é iniciar os testes clínicos em junho e eventualmente lançar uma opção de tratamento ainda neste ano.

A doação de plasma é importante para o combate ao novo coronavírus, pois os pacientes tratados pela doença possuem anticorpos e proteínas para ajudar a produzir um possível tratamento. Vale lembrar que, atualmente, a Covid-19 não possui um medicamento eficaz cientificamente comprovado.

O robô foi feito por uma iniciativa de Biotest, BPL, LFB, Octapharma, CSL Behring, Takeda, além da Fundação Bill e Melinda Gates que atua como consultora da ação.