jogo; jogar; jogos móveis; mobile games

Ilustração: Cecília Marins

A principal expectativa dos gamers brasileiros com a chegada do 5G é a possibilidade de jogar em qualquer dispositivo através do chamado cloud gaming, segundo 69% dos entrevistados em uma pesquisa feita pela Amdocs. Com 1,3 mil usuários na América Latina e Estados Unidos, a análise foi feita em março deste ano e apresentada para a imprensa latino-americana nesta quinta-feira, 21.

Vale lembrar, o cloud gaming permite que o usuário jogue de qualquer lugar, direto da nuvem e em qualquer tela como computador, TV, tablet ou até smartphone. As empresas que mais têm investido nisso são Apple, Amazon, Google, Sony, Microsoft, NVIDIA e Epic Games.

A maioria dos usuários de jogos eletrônicos brasileiros (80%) veem as plataformas de cloud gaming como uma boa opção para acessar games, ante o console de videogame, enquanto 20% acreditam que a tecnologia não muda o modo que jogam. Além disso, 77% dos gamers brasileiros preferem jogar na nuvem e não no console.

Outros temas ligados aos jogos eletrônicos que os consumidores esperam que avancem com a quinta geração da Internet móvel são: experiências em realidade aumentada (66%); experiências interativas no Metaverso (60%); e jogar com amigos de maneiras novas e interessantes (53%).

Sobre os pontos mais relevantes para os jogadores brasileiros com cloud gaming, 56% citam a qualidade dos jogos; 13%, o preço; e 10%, o acesso em qualquer lugar.

“Aparentemente todos os gamers estão esperando grandes benefícios no 5G. Com isso, eles poderão usufruir do cloud gaming no metrô, nas escolas, nas ruas e outros lugares. Acreditamos que isso é importante para a América Latina, pois estamos vendo que vários países da região estão lançando redes 5G. E com isso os jogadores na América Latina esperam por mais qualidade nos jogos”, diz Jose Garcés Rosas, especialista em Business Intelligence da Amdocs para Caribe e América Latina.

“Mas, algumas vezes, as operadoras acreditam que podem economizar e entregar o serviço com qualidade baixa. Mas, não, a pesquisa mostra que o consumidor latino-americano espera o ‘melhor do melhor”, completa.

Metaverso

Em relação ao Metaverso, a maioria dos entrevistados brasileiros disseram que têm interesse na tecnologia (68%) e mais da metade prevê que terá forte impacto nos games (54%). Além disso, Rosas destaca que 48% dos participantes brasileiros acreditam que o Metaverso transformará a maneira como as pessoas trabalham; 39%, que mudará positivamente a sociedade; e 27%, que poderão transitar em metaversos com um único avatar.

Por outro lado, os brasileiros veem como principais barreiras no Metaverso: segurança e preocupação com roubo de identidade (51%); preço (43%); e o bullying digital (29%).