Em breve, o design de uma marca vai incluir não apenas a definição de um logotipo, de uma paleta de cores e de uma assinatura, mas também de uma voz, com tonalidade e personalidade únicas, para representar cada empresa em agentes de inteligência artificial. É o que espera Thorsten Schaeff, executivo responsável pelo desenvolvimento de parcerias da ElevenLabs.

“Acreditamos que a voz é a próxima grande interface com o usuário. Por isso, no futuro, as marcas vão trabalhar com design de voz. Ou seja, o design de marcas vai incluir o design de voz. Cada empresa vai desenhar uma voz única para a sua marca”, projeta Schaeff, que visitou o Brasil na semana passada e conversou com Mobile Time.

Marca d’água sonora da ElevenLabs

Através da plataforma da ElevenLabs é possível criar uma voz a partir de um prompt, indicando o tom, o sotaque, a personalidade etc, em 99 línguas diferentes. Também é possível clonar a voz de alguém, mas é preciso provar que o dono da voz autoriza esse processo, reforça o executivo.

Para evitar o mal uso da tecnologia, todos os áudios gerados por inteligência artificial na plataforma da ElevenLabs vêm com uma marca d’água sonora inaudível para os humanos, mas que informa se tratar de um conteúdo gerado por IA e identifica o criador.

Aplicações

A primeira demanda por agentes de voz com IA vem dos serviços de suporte e atendimento ao consumidor, aponta Schaeff. A ideia é que os bots façam o primeiro contato, pegando dados do consumidor e resolvendo problemas mais simples. Se necessário, a chamada é encaminhada para o atendente humano, geralmente para cuidar de problemas mais complexos.

Em um segundo momento, o executivo da ElevenLabs espera o uso da tecnologia de agentes de voz para venda direta.

Brasil

O Brasil é um dos mercados que mais usam a plataforma da ElevenLabs no mundo, o que levou a empresa a abrir este ano um escritório no país. Schaeff atribui o sucesso no país à alta utilização de WhatsApp com mensagens de áudio e à sociabilidade do brasileiro.

“O Brasil é o maior mercado de mensagens de voz no WhatsApp no mundo. E o brasileiro é naturalmente conversacional. Ele prefere voz do que texto. Isso se reflete no uso que percebemos da nossa plataforma aqui”, comenta.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!