A Singtel apresentou nesta semana os resultados de network slicing (fatiamento de rede, na tradução livre para o português) focado em um serviço ao usuário final, o app de streaming Singtel CAST. Apresentado em parceria com Ericsson e Samsung, a ação permitia ao consumidor ativar a fatia de rede dedicada da rede 5G para melhorar a conectividade no aplicativo.

Isso ocorreu durante uma transmissão ao vivo do torneio de tênis Australian Open.

A implementação do app tem técnicas avançadas de network slicing, como User Equipment Route Selection Policy (USRP) que melhora a rota para o usuário, o Application Detection Control (ADC), que detecta o app que receberá a fatia de rede dedicada. O core de rede 5G da Ericsson roda o USRP e o ADC para encontrar as melhores rotas de tráfego. A Samsung forneceu o smartphone Galaxy S24 Ultra, um dos primeiros equipamentos do mundo a ter o USRP embarcado.

Vale lembrar, a Singtel testa network slicing com seus usuários em grandes eventos desde 2022. Primeiro foi o GP de Cingapura e a Copa do Mundo de Futebol masculina daquele ano e, mais recentemente, a operadora usou a técnica do Release 16 do 3GPP para garantir uma velocidade mínima de acesso durante a regressiva do Ano-Novo de 2024.

A diferença da atual prova para as anteriores é que nas outras versões, o network slicing antes era direto para os assinantes. Agora, a companhia conseguiu comprovar que pode fazer um fatiamento dedicado para o aplicativo, o que abre a possibilidade de novos modelos de negócio.

Crédito: imagem produzida por Mobile Time com IA generativa