A Singtel planeja uma espécie de marketplace de network slicing para atender a demanda de seus usuários empresariais (B2B) e para consumidores de empresas (B2B2X). A informação foi apresentada pelo vice-presidente de engenharia de voz e mobile da operadora de Cingapura, Hai Thoo Cheon.

O executivo confirmou que a companhia está testando padrões para customizar e criar redes 5G, com base em casos de uso e através de network slicing há dois anos. A ação ocorre com apoio de sua fornecedora de equipamentos de rede, a Ericsson.

Exemplo de aplicações a serem ofertadas na loja de networking slicing (reprodução: Ericsson)

“É como uma loja de apps que a empresa pode escolher e pegar algumas das funcionalidades de rede. Por exemplo, nós pilotamos em prioridade relativa o particionamento de rádio. Agora estamos provando a admissão de acesso prioritário, bit rate mínimo e até cibersegurança”, disse Thoo Cheon, durante a divulgação do Mobility Report nesta quarta-feira, 21.

Testes

Cronograma do trabalho da Singtel com a Ericsson, do lançamento da rede standalone 5G até o fatiamento de rede para a Copa do Mundo de 2022 (reprodução: Ericsson)

O avanço do marketplace em network slicing acontece após dois testes de sucesso da operadora com a tecnologia em 2022:

  1. Uma fatia da rede foi reservada aos assinantes premium do pacote Sport Plus da Singtel que puderam assistir ao GP de Cingapura em 2022 com velocidade média de acesso de 437 Mbps e qualidade de vídeo full HD dentro do circuito;
  2. Uma outra fatia de rede foi destinada aos usuários durante a Copa do Mundo de 2022, dois meses depois. Mas a diferença é que o fatiamento funcionou em toda Cingapura para assinantes do plano de TV da Singtel.

Antes dos testes, a Singtel implementou o 5G no padrão standalone (SA) e atingiu cobertura nacional de 95%, em parceria com a fornecedora sueca. Importante dizer, o fatiamento de rede só funciona a partir do 5G SA, algo que foi padronizado a partir do release 16 do 3GPP.

Planos

O cronograma que a Singtel planeja no network slicing em curto e médio prazo (reprodução: Ericsson)

A Singtel divide seu avanço no networking slicing em curto (1 a 2 anos) e médio (2 a 4 anos) prazos. A operadora vê potencial em casos para consumidores, empresas e setor público, como fatiamento individual, fábricas inteligentes e redes Wi-Fi públicas no curto prazo e carros autônomos, treinamento remoto e gerenciamento inteligente de água e energia no médio prazo.

“Nós acreditamos que o network slicing será importante para a proposta de valor no 5G nos próximos meses e anos, pois poderemos trazer valor adicional para os consumidores e para a indústria”, complementou o executivo, ao comparar a tecnologia como ‘killer app’ do 5G como os aplicativos foram no 4G.

As ofertas podem variar tanto com planos diferenciados para B2C e B2B, como fatiamento dedicado para empresas atenderem seus consumidores no B2B2X.

Estratégia de mercado Singtel em networking slicing para B2C, B2B e B2B2X (reprodução: Ericsson)