A Shopee (AndroidiOS) anunciou dois avanços logísticos nesta terça-feira, 24: a expansão da entrega no mesmo dia para mais duas capitais brasileiras e o início de uma rota aérea entre São Paulo e Manaus. Os anúncios fazem parte da comemoração de cinco anos da empresa no Brasil.

De acordo com Luciana Hachmann, head de relações governamentais da Shopee, a ideia da companhia é ter uma malha logística competitiva para conectar o vendedor com seu público comprador. Atualmente, o marketplace tem 3,3 milhões de vendedores e 800 grandes marcas que respondem por mais de 90% das vendas da plataforma no país.

A empresa possuía desde o ano passado entrega no mesmo dia e dia seguinte para São Paulo. A partir deste mês de junho, a companhia fará entregas no mesmo dia/dia seguinte para Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Hachmann explicou que as duas cidades foram escolhidas por sinergia com as operações locais e o objetivo principal é reduzir o tempo médio das entregas.

Nessa estratégia, a Shopee informa para o cliente por meio de um selo que o produto é entregue no mesmo dia, assim como permite ao consumidor filtrar por entrega no mesmo dia quando busca por um produto em seu e-commerce.

Importante dizer, o relatório da NielsenIQ apresentado na última segunda-feira, 24, aponta que a entrega rápida é o segundo ponto mais citado pelos consumidores brasileiros (45%) de marketplaces, como a Shopee, ao lado de preço e promoção (66%) e entrega grátis (36%).

Aéreo e logística do Shopee

A outra novidade da marca é a sua primeira rota aérea no Brasil, entre São Paulo e Manaus. Feita em parceria com a Azul, o objetivo é conectar vendedores de São Paulo com Manaus e vice-versa e reduzir em 60% o tempo de entrega de produtos.

De acordo com Felipe Piringer, head de marketing da Shopee, o fato de criarem essa rota não significa em aumento do preço do frete, que, aliás, a companhia subsidia para ser um atrativo a clientes e vendedores que são parte de sua estratégia de longo prazo para crescer no país.

“O nosso foco ainda é buscar a expansão no Brasil. Vamos ver muita oportunidade de crescer dos dois lados do marketplace, tanto com vendedores, quanto com consumidores”, disse o executivo. “Trazer para ambos uma boa experiência sempre vai ser uma prioridade nossa e estamos dispostos a fazer esses trade-offs para trazer melhores benefícios para ambos os lados”, disse o executivo, ao lembrar que a operação local da Shopee é relevante para a companhia global e está com EBITDA positivo há três trimestres.

Criada em 2015 em Cingapura e desde 2020 no Brasil, a Shopee conta com 150 hubs logísticos, 13 centros de distribuição (11 cross-dock e dois de fullfillment), 45 mil motoristas parceiros que fazem entregas e 2,8 mil lojas conveniadas à Agência Shopee para entrega e retirada de encomendas.

Além do Brasil, a Shopee tem presença no Chile e na Colômbia. Piringer explicou que essas operações na América Latina estão crescendo, mas o Brasil é mais forte e mais relevante na região por ter operação há mais tempo.

Imagem principal: Luciana Hachmann, head de relações governamentais da Shopee (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!