Em 2018, serão distribuídos para dispositivos móveis 16 bilhões de tíquetes de transporte e ingressos de eventos, volume três vezes maior que o previsto para este ano. A estimativa faz parte de um estudo "Mobile ticketing streategies: air, rail, metro, sports and entertainment 2013-2018", da Juniper Research. De acordo com a companhia, a maior parte do crescimento será concentrado em soluções relacionadas a metrô e ônibus, principalmente no mercado norte-americano.

O relatório destaca a popularidade atual do SMS como canal de entrega de tíquetes de ônibus em mercados como o sueco, onde já representa 65% das vendas de passagens. Porém, ressalta que a distribuição de tíquetes na forma de códigos 2D em aplicativos em smartphones crescerá bastante ao longo dos próximos cinco anos, especialmente em mercados desenvolvidos, superando em volume o SMS.

A associação com programas de fidelidade será uma das estratégias mais comuns para alavancar a adoção de tíquetes móveis, preveem os pesquisadores da Juniper, lembrando que companhias aéreas já praticam isso. É provável também que funcionários de trens e metrôs começarão a usar smartphones como instrumento para validar tíquetes.

No curto prazo, a Juniper não aposta na adoção do NFC para tíquetes móveis, devido à falta de padronização e interoperabilidade dessa tecnologia.