A Verizon confirmou que a Samsung será sua fornecedora de rede móvel de 5G para ambientes fechados (indoor, do original em inglês) com small cell nos Estados Unidos. Até então iniciante no universo de equipamentos 5G, a sul-coreana se posiciona entre os grandes players Ericsson, Huawei, Nokia, Cisco e ZTE por este mercado, que tem entre seus potenciais clientes operadoras e empresas que precisam de rede celular privada.

De acordo com análise de 2019 do Dell’Oro Group, o líder do segmento de telecom no mundo era a Huawei, com 28%, em seguida aparecem Nokia (16%), Ericsson (14%), ZTE (10%) e Cisco (7%). A Samsung possuía apenas 3% de market share.

Contudo, as ações do governo dos Estados Unidos contra Huawei e ZTE estão beneficiando suas rivais. O melhor exemplo é o acordo de R$ 6,5 bilhões da Samsung com a Verizon, que foi firmado em 7 de setembro.

Na última quarta-feira, 23, o presidente da Huawei, Guo Ping, disse que a meta da companhia é sobreviver aos constantes ataques do governo norte-americano contra sua empresa.

Equipamentos

O portfólio 5G possui o Link Cell, small cell com suporte de 28 GHz e capacidade de combinar quatro frequências de 100 MHz. Outros dois equipamentos são Link Hub e Link HubPro, serviços destinados para infraestrutura com antenas já existentes para garantir conexões 5G em frequências baixas e médias.

Link Cell está disponível para o mercado e os hubs de antenas serão lançados comercialmente no primeiro trimestre de 2021.