A Alphabet fechou o terceiro trimestre de 2023 com uma receita de US$ 77 bilhões, um aumento de 11% ante US$ 69 bilhões de um ano antes. Em conferência com analistas, Sundar Pichai, CEO da companhia, apontou que o crescimento se deve à publicidade no motor de busca e no YouTube, além do momento de avanço do Google Cloud.

Os gastos da companhia subiram de US$ 31 bilhões para US$ 32 bilhões, 7%. De acordo com Ruth Porat, CFO da Alphabet, o aumento ocorreu devido aos custos de aquisição de conteúdo para incrementar as ofertas aos assinantes do YouTube Premium.

A controladora do Google obteve um lucro operacional de US$ 21 bilhões, incremento de 17% contra o mesmo período em 2022. E o lucro líquido foi de US$ 19 bilhões, alta de 36% contra US$ 14 bilhões na comparação ano a ano, algo que foi impactado por uma mudança do fisco norte-americano nas regras de contabilidade de impostos.

IA na nuvem

O Google Cloud cresceu 22% em sua receita, de US$ 6,8 bilhões para US$ 8,4 bilhões. Segundo Pichai, hoje, 60% das grandes empresas do mundo e 50% das startups de inteligência artificial generativa são clientes do Google Cloud. Afirmou ainda que o número de projetos de criação de IA generativa no Vertex AI do Google cresceu sete vezes, entre o segundo e o terceiro trimestre de 2023.

No universo de aplicações do Workspace, o CEO afirmou que milhares de companhias estão usando o Duet AI, o assistente/copiloto com IA generativa do Google, como o Boticário, Unilever e Warner Music. E que essas melhorias ajudam a aumentar sua base de 10 milhões de clientes.

Pichai confirmou ainda que a próxima geração de modelos para IA generativa do Google será lançada em 2024, em diferentes tamanhos e capacidades dentro de produtos da companhia para ser usado por developers e clientes de nuvem: “O ritmo da inovação é extremamente importante. Nós estamos criando para ser multimodal, altamente eficiente em integração de ferramentas e APIs, e, mais importante, desenhando a plataforma para permitir futuras inovações”, explicou.

Search e YouTube

Dos outros destaques, Philipp Schindler, CBO do Google, revelou que os serviços do Google subiram 11%, de US$ 61 bilhões para US$ 68 bilhões, em um movimento puxado pelo aumento de receita de publicidade com varejistas na busca e ações de marca e de relacionamento direto com o consumidor no YouTube.

A divisão de busca segue como principal fonte de renda da Alphabet com US$ 44 bilhões ante US$ 39 bilhões de um ano antes, alta de 13%, resumiu a CFO: “Após um período de volatilidade (em publicidade), nós estamos contentes com o crescimento da receita ano a ano em busca e YouTube no terceiro trimestre”.

Outras apostas

Pichai confirmou ainda que adicionará 100 mil pessoas ao serviço de corridas com carros autônomos Waymo em São Francisco, EUA. Esses usuários estavam em uma lista de espera. Em breve, a companhia adicionará os consumidores que estão na espera em Austin, Texas. E a Wing firmou uma parceria para fazer entregas de drones aos clientes da WalMart na região de Dallas-Fort Worth, Texas.