Já pensou pegar emprestada a voz de outra pessoa para cantar uma música no lugar da sua? Essa é a proposta de uma ferramenta desenvolvida pela startup brasileira Moises, conhecida pelo seu software homônimo de produção musical com inteligência artificial. Batizada como “Voice Studio”, a ferramenta foi adicionada recentemente na versão Pro do Moises. 

Seus criadores evitam o termo “clonagem de voz”. Preferem chamar de “transferência de timbre”. “Um artista é muito mais do que o timbre da sua voz. É a forma como interpreta, como se posiciona nas redes sociais, como se veste, como dialoga com o público etc”, explica Eddie Hsu, COO da Moises, em conversa com Mobile Time. “Com o Voice Studio, a gente troca o timbre da voz da mesma forma como se pode trocar o timbre de um amplificador de guitarra”, acrescenta.

O Voice Studio traz hoje um catálogo com 11 vozes, entre masculinas e femininas, de diferentes timbres e extensões vocais. Cada uma pertence a um artista de verdade, mas que é apresentado dentro da ferramenta com um pseudônimo. Para sintetizá-las, os cantores gravaram uma série de frases em estúdios escolhidos pela Moises, seguindo uma metodologia desenvolvida pela startup. Essas gravações alimentaram um software com inteligência artificial criado pela Moises para extrair cada timbre e replicá-lo sobre outras gravações.

Na prática, a ferramenta funciona como um plugin, substituindo o timbre de voz em uma gravação por aquele do cantor profissional. Vale destacar que apenas o timbre é substituído. A afinação, a entonação, o sotaque, a língua e quaisquer outras características da interpretação ficam mantidas. “Se eu pegar a guitarra do John Mayer, vou ter o timbre da guitarra dele, mas não vou tocar como o John Mayer. É a mesma coisa, só que com a voz”, compara Hsu.

As vozes disponíveis no Voice Studio são gravadas sem qualquer efeito. A ideia é capturá-las na sua essência, deixando para o produtor a liberdade de aplicar na pós-produção qualquer tipo de equalização, compressão, ou efeitos como reverb e delay, por exemplo. Para cada voz disponível no catálogo é indicado seu tom ideal, sua extensão vocal e qual modelo de microfone foi usado em sua captação.

Até o final do ano o catálogo será ampliado para 20 vozes. E no primeiro trimestre de 2024 a expectativa é chegar a 100. 

A Moises também está aberta a utilizar sua tecnologia para a captura de timbres para uso privado. Ou seja, neste caso a voz não fica disponível em seu catálogo público.

Catálogo do Voice Studio é composto de 11 vozes de 11 artistas diferentes, todos apresentados com pseudônimos dentro da plataforma

Aplicações

As aplicações para o Voice Studio são inúmeras. Pode ser utilizado para compositores e produtores que querem apresentar uma demo de uma nova música, mas não gostam da própria voz. Então podem gravar a ideia e substituir seu timbre por um dentre os modelos disponíveis.

Outro caso de uso é para publicidade. Houve um exemplo real com uma celebridade norte-americana no comercial de uma rede de fast food. Depois das gravações, a marca decidiu que queria uma versão em espanhol. Além disso, tinha faltado gravar com o artista uma frase final. Só que a agenda apertada da celebridade dificultava marcar um novo dia de gravação. A solução foi recorrer ao Voice Studio da Moises, extraindo o timbre do artista a partir de várias gravações anteriores dele. Outra pessoa regravou todo o comercial em espanhol, incluindo a frase que faltava, e depois sua voz foi substituída pela do artista.

Modelo de negócios

O Voice Studio está disponível somente para assinantes da versão Pro do Moises, cuja mensalidade custa US$ 49. As vozes são vendidas separadamente, como uma licença de uso de plugin, ao preço único de US$ 50 cada. Paga-se apenas uma vez e pode-se utilizar aquele timbre o quanto quiser, inclusive com direito a uso comercial em produtos diversos. 100% da receita pela venda das vozes é transferida pela Moises para os cantores originais. A receita da Moises, portanto, está restrita à assinatura do Moises Pro, ou à confecção de modelos privados de timbre de voz, cujo valor varia caso a caso.

Em poucas semanas, o Voice Studio já processou mais 23  mil vozes. O Moises tem hoje uma base mundial de 40 milhões de usuários no mundo, somando suas versões paga e gratuita. Cerca de 70% dessa base acessa o Moises pelo smartphone, em sua versão como app.

Vale lembrar que o app da Moises foi o vencedor do Prêmio Seleção Mobile Time 2022 na escolha do júri especializado.